tag:blogger.com,1999:blog-89994168417852021042024-03-13T21:19:06.555-07:00amor&matemáticaEste blog foi criado com objetivo de postar as atividades do curso INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL, mas servirá também para mostrar a quem possa interressar o meu gosto pela Matemática e Educação Infantil.amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-74190579250451935022012-06-04T17:06:00.000-07:002012-06-04T17:06:38.656-07:00<div style="width:425px" id="__ss_12930553"><strong
style="display:block;margin:12px 0 4px"><a href="
http://www.slideshare.net/fatima66souza/projetoarturramos"
title="Projetoarturramos">Projetoarturramos</a></strong><object
id="__sse12930553" width="425" height="355"><param name="movie" value="
http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=projetoarturramos-120514152903-phpapp02&stripped_title=projetoarturramos&userName=fatima66souza"
/><param name="allowFullScreen" value="true"/><param
name="allowScriptAccess" value="always"/><param name="wmode"
value="transparent"/><embed name="__sse12930553" src="
http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=projetoarturramos-120514152903-phpapp02&stripped_title=projetoarturramos&userName=fatima66souza"
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always"
allowfullscreen="true" wmode="transparent" width="425"
height="355"></embed></object><div style="padding:5px 0 12px">View more <a
href="http://www.slideshare.net/">presentations</a> from <a href="
http://www.slideshare.net/fatima66souza">fatima66souza</a>.</div></div>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-43012785468131813602012-05-28T17:33:00.000-07:002012-05-28T17:33:31.940-07:00MEU PRIMEIRO PODCASTEste é o <span style="color: #990000;">podcast</span> que fizemos numa das aulas do curso pitec.<br />
<br />
<br />
<object type="application/x-shockwave-flash" data="http://flash-mp3-player.net/medias/player_mp3.swf" width="200" height="20">
<param name="movie" value="http://flash-mp3-player.net/medias/player_mp3.swf" /> <param name="bgcolor" value="#ffffff" /> <param name="FlashVars" value="mp3=https%3A//sites.google.com/site/profodeilde/odeildeatividade2.5%3Fattredirects%3D0%26d%3D1https%3A//sites.google.com/site/profodeilde/odeildeatividade2.5%3Fattredirects%3D0%26d%3D1https%3A//sites.google.com/site/profodeilde/odeildeatividade2.5%3Fattredirects%3D0%26d%3D1https%3A//sites.google.com/site/profodeilde/odeildeatividade2.5%3Fattredirects%3D0%26d%3D1https%3A//sites.google.com/site/profodeilde/odeildeatividade2.5%3Fattredirects%3D0%26d%3D1" /></object>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-62029413290682439912012-04-09T17:54:00.003-07:002012-04-09T18:07:24.668-07:00JEAN PIAGET<style type="text/css">
<!--
@page { margin: 2cm }
P { margin-bottom: 0.21cm }
-->
</style> <br />
<div align="LEFT" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">CURSO PITEC</span></b></div><div align="LEFT" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">FORMADORA: Elisângela de Lima Lopes</span></b></div><div align="LEFT" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">NOME: Odeilde Pereira de Jesus.</span></b></div><div align="LEFT" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">EIXO:1</span></b></div><div align="LEFT" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">ATIVIDADE:2</span></b></div><div align="CENTER" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b> </div><div align="CENTER" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">JEAN PIAGET – O BIÓLOGO QUE PÔS A APRENDIZAGEM NO MICROSCÓPIO</span></b></div><div align="CENTER" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b> </div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1985. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, formou-se em biologia na universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> Foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Ele nunca atuou como pedagogo, foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética- isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> “ A contribuição foi estudar o raciocínio lógico- matemática, que é fundamental na Escola</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura do conhecimento “ diz Lino de Macedo .</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> Conhecer sua obra, portanto pode ajudar o professor a tornar seu trabalho mais eficiente. Algumas escolas planejam as suas atividades de acordo com os estágios de desenvolvimento.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;"> Mas é importante lembrar que os modelos teóricos são sempre parciais e que, no caso de Piaget em particular não existem receitas para sala de aula.</span></b></div><div align="JUSTIFY" class="western" style="color: #660000; margin-bottom: 0cm;"><b><span style="font-size: large;">Educar para Piaget, é 'provocar a atividade” - isto é estimular a procura de conhecimento. “ O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar”.diz Lino de Macedo. </span></b></div>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-80838787597390372232012-04-09T17:50:00.002-07:002012-04-09T17:52:03.575-07:00CONCEITO SOBRE INTER, TRANS, MULTI E PLURIDISCIPLINARIDADE<div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">CURSO PITEC</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">FORMADORA: Elisângela de Lima Lopes</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">NOME: Odeilde Pereira de Jesus.</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">CONCEITOS DE:</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">A Multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">A Pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo.</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">A Transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. </span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;"><br />
</span></b></div><div style="color: black;"><b><span style="font-size: large;">A multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.</span></b></div>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-21343774960179289192011-11-28T18:16:00.000-08:002011-11-28T18:16:16.216-08:00AVALIAÇÃO DA UNIDADE INa unidade I no curso das Tics (Tecnologia na Educação) aprendemos que a tecnologia é de fundamental importância para o aprendizado das crianças e de todos que fazem uso dessa máquina. Vimos que devemos conhecer as diferentes mídias e fazer uso da tecnologia digital, identificar as novas linguagens trazidas por essas mídias, compreendemos também seus respectivos potenciais para o ensino, e o bom desempenho dos alunos e os professores.<br />
Notamos também na unidade I as grandes possibilidades do uso da tecnologias no trabalho com projetos.<br />
O curso nos mostrou que o desafio educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, produzindo conhecimento para resolver os problemas da vida e que possam aprender a aprender.amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-26208210075687203462011-11-24T17:34:00.000-08:002011-11-29T16:11:38.879-08:00APRESENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA CRECHE EM SLIDESNESTES <a href="https://docs.google.com/open?id=0B6Xeo5_fI_3GYzEyMDhlNjUtMzU3Ny00MGJmLWEzZWMtNjVmNDhiNGNmY2Ix">SLIDES</a> ESTAO APRESENTADOS OS RECURSOS PARA QUE SEJAM POSSIVEL USUFRUIR DAS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA CONSIDERAR SUAS POTENCIALIDADES PARA QUE QUEM FAZ USO DOS MESMOS POSSA PRODUZIR, CRIAR, PROCESSAR,ORDENAR.amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-11174050934033246202011-11-24T17:05:00.000-08:002011-11-29T16:16:45.577-08:00PLANILHA DA PESQUISA NA CRECHEESTA <a href="https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AqXeo5_fI_3GdFJibVl1TjBnYWNmUVR1Z1d6bFFWZXc">PLANILHA</a> MOSTRA QUE O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO SEM DUVIDA REQUER UM OLHAR MAIS ABRANGENTE. LOGO É PRECISO QUE HAJA,NESSE PROCESSO O ENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ENSINAR.amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-39146399371286314902011-11-22T16:06:00.000-08:002011-11-23T07:21:40.442-08:00PLANO DE AULAPROINFO INTEGRADO<br />
CURSO: Tecnologias em Educação<br />
CURSISTAS: Leonize, Márcia, Odeilde e Zaira.<br />
UNIDADE: 2<br />
ATIVIDADE: 2.6<br />
FORMADOR: Jorge Souza de Jesus<br />
<br />
<br />
PLANO DE <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Aula">AULA</a><br />
Planejando uma atividade com <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto">hipertexto</a> ou internet<br />
<br />
ESTRUTURA CURRICULAR<br />
Modalidade de Ensino: Educação Infantil<br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Componente_curricular">Componente Curricular</a>:<br />
Artes;<br />
Natureza e Sociedade;<br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica">Matemática</a>.<br />
<br />
Tema:<br />
Música: envolvimento e observação das imagens;<br />
Conhecimento de mundo;<br />
Relação quantidade/numeral.<br />
<br />
DADOS DA AULA<br />
<br />
Os alunos do Maternal I, com faixa etária de 3 anos poderão:<br />
ter contato com a <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Musica">música</a>;<br />
observar as imagens;<br />
reconhecer as imagens, estimulando a linguagem oral;<br />
interação aluno x professor.<br />
<br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias">Estratégias</a> e recursos da aula:<br />
Recursos:<br />
Notebook;<br />
Som;<br />
Cartaz.<br />
Estratégias:<br />
Apresentação de slides com a letra da música e imagens, chamando a atenção das crianças para que façam relação quantidade/numeral;<br />
Logo após cantaremos com as crianças a música usando aparelho de som. <br />
No final deixaremos que as crianças observem de perto e tenham contato direto com o aparelho.<br />
<br />
Avaliação: <br />
No decorrer da atividade observaremos como as crianças participaram, se envolveram e o entusiasmo.amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-57339871630532237552011-07-20T07:16:00.000-07:002011-07-20T07:16:26.529-07:00Aula no pátio<a href="http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33505">Veja como pode ser divertido e interessante dar uma aula diferente no pátio da escola.</a>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-79748201942744653132011-07-20T06:43:00.001-07:002011-07-20T06:43:36.216-07:00Planejamento de AulaPlanejamento de Aula<br />
Este é um planejamento de aula para os alunos da UMEI João de Barro do Maternal 1 com a professora Odeilde.<br />
<br />
Tema: Cores e Artes<br />
Objetivos<br />
Geral:<br />
- Despertar no aluno o interesse pela arte.<br />
<br />
Específicos: <br />
- Proporcionar ao aluno a visualização das variedades de cores existentes na natureza;<br />
- Visualizar a criação de novas cores através da mistura de cores primárias.<br />
<br />
Atividades<br />
No pátio da unidade, oportunizar as crianças a visualização das diversas cores que tem a sua volta;<br />
<br />
Ainda no pátio trabalhar com papel e tinta guache, para que as crianças percebam as variedades de cores que podemos obter com a mistura das tintas.<br />
<br />
Avaliação<br />
Observar as atividades desenvolvidas pelos alunos enfatizando a criatividade de cada um.amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-22712523533058118772011-07-20T06:29:00.000-07:002011-07-20T06:29:08.673-07:00Avaliação Geral do Curso: Introdução a Educação Digital<div style="text-align: justify;">Na minha concepçao aprender nunca é demais, por isso quis fazer o curso Introdução a Educação Digital, me aperfeiçoar para o trabalho é sempre vantajoso, sei que estarei trabalhando em prol da construção de uma sociedade melhor, pois como professora sou formadora de opiniões.</div>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-1545441729863457172011-07-20T06:14:00.001-07:002011-07-20T06:14:27.495-07:00Resultado"<a href="http://frases.netsaber.com.br/frase_24/frase_de_mahatma_gandhi"><b>Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.</b></a>"<br />
(<a href="http://frases.netsaber.com.br/busca_up.php?l=&buscapor=Mahatma%20Gandhi">Mahatma Gandhi</a>)amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-27420615255032514322011-07-20T06:00:00.001-07:002011-07-20T06:00:55.954-07:00PIAGET"<a href="http://frases.netsaber.com.br/ver_frase.php?c=6630"><b>O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.</b></a>"<br />
(<a href="http://frases.netsaber.com.br/busca_up.php?l=&buscapor=Jean%20Piaget">Jean Piaget</a>)amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-11913888276857246882011-07-19T15:41:00.000-07:002011-07-19T15:41:11.148-07:00<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/CEp7v95YtIM?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8999416841785202104.post-52247742244315752502011-07-19T15:40:00.001-07:002011-07-19T15:40:28.119-07:00<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/bzGZEf1rUL4?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>amor&matemáticahttp://www.blogger.com/profile/18372838425054769756noreply@blogger.com0